Translate

domingo, 8 de setembro de 2013

ESTIMULAÇÃO DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

SEGUNDO STELA MORA, O DOCENTE DEVER TER COMO META PRINCIPAL QUE A CRIANÇA CONSIGA ESTABELECER UMA COMUNICAÇÃO VERBAL ÓTIMA, JÁ QUE ESTA FACILITARÁ OS DEMAIS PROCESSOS ENVOLVIDOs NO CURRÍCULO ESCOLAR. PARA ISSO, DEVE ESTABELECER ALGUNS OBJETIVOS COMO:
- HABITUAR A CRIANÇA A EXPRESSAR IDEIAS.
- DESENVOLVIMENTO E ENRIQUECIMENTO DO VOCABULÁRIO.
- O USO (POR PARTE DA CRIANÇA) DE FRASES SIMPLES DE TIPOS DIFERENTES (AFIRMAÇÃO,EXCLAMAÇÃO, INTERROGAÇÃO).
-ESTIMULAR A CAPACIDADE PARA RELATAR FATOS, INCIDENTES, ACONTECIMENTOS.
- UTILIZAÇÃO DE FORMAS SOCIALMENTE ESTABELECIDAS (CUMPRIMENTOS, PEDIR ALGO, AGRADECER; DESPEDIR-SE)
-HABITUAR A CRIANÇA A EXPRESSAR-SE POR MEIO DE UMA BOA ENTONAÇÃO, GESTICULAÇÃO E EXPRESSÃO FACIAL(NÃO É INTERESSANTE PARA AS CRIANÇAS QUE ESTÃO EM DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM  ORAL, SEREM ESTIMULADAS A FALAREM NO DIMINUTIVO).
- CONSEGUIR QUE AS CRIANÇAS CONVERSEM ENTRE SI E COM O PROFESSOR.

O INTERESSANTE SERIA QUE TODAS AS SALAS DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL TIVESSE UM ESPELHO,PARA QUE AS CRIANÇAS SE RECONHECESSE COMO UM INDIVÍDUO, UM FORMA DE SE IDENTIFICAREM E IDENTIFICAR O OUTRO.
O ESPELHO PODERIA SER UMA ALTERNATIVA PARA REALIZAR ATIVIDADES LÚDICAS, PARA AS CRIANÇAS DESENVOLVEREM A COORDENAÇÃO MOTORA.

Fonte:Mora,Estela,Psicopedagogia Infanto-Adolescente,2007-Ed.Cultural