Translate

terça-feira, 28 de julho de 2015

Dicas para Informação e Orientação Profissional

As dúvidas, questionamentos nas quais adolescentes e jovens têm nas diversas áreas de conhecimento são normais, porque de acordo com o meio na qual convive, ou seja família pode ou não influenciar nas escolhas.
Para tanto necessita de um profissional especializado para auxiliar nas escolhas destes jovens, com capacidade de desenvolver um trabalho direcionado para as descobertas das potencialidades dos mesmos, que podem ser inatas, que nem sempre são determinantes.
As escolhas podem ser despertadas por alguém na qual buscou informações sobre formação, profissão, mercado de trabalho e questões salariais, ou as adquiriu através de sites de pesquisas, TV, jornais, revistas...
Ou ainda com um leque de informações as inúmeras dúvidas surgem por não ter despertado,ou não acreditar nas próprias potencialidades.

Assim para o desempenho deste trabalho ser bem sucedido necessita que o profissional:

- Determine o público que deseja atingir

- Trace metas, objetivos a serem alcançados

- Entenda que trabalhar com menor precisa de autorização

- Se informe através de anamnese o histórico do individuo a ser trabalhado

- Atividades Específícas.

- Sessões  dinâmicas(com prazo determinado, podendo ser alterado no seu decorrer)

- Apresentar profissões atuais bem sucedidas, as que poderão ser extintas a curto ou longo prazo.

- Valorizar o individuo como ser aprendente que ao longo das sessões pode apresentar várias habilidades, mudar de opinião ou simplesmente não pensar em numa formação acadêmica ou técnica, desejar apenas estudar para concurso.

- Saber que ao concluir o trabalho se faz necessário o acompanhamento das escolhas adquiridas fora do consultório, assim pode analisar se o trabalho desenvolvido foi satisfatório.


Referencial teórico:

 Lucchiari,Dulce Helena Penna Soares
- Sampaio, Mauricio