Translate

sexta-feira, 3 de março de 2017

uma visão sobre a reforma do ensino médio

Muito se discute sobre a reforma do ensino médio, mas as informações que obtive e a análise que fiz sobre tal reforma, é que fizeram a reforma adaptando ao exame do enem, ou seja por área de conhecimento e dando a oportunidade para os estudantes optarem pela formação profissional, através do medio-técnico. As áreas são:

  1. 1- linguagens e suas tecnologias
  2. 2 - matemática e suas tecnologias
  3. 3 - ciências da natureza e suas tecnologias
  4. 4 - ciências humanas e sociais aplicadas
  5. O grande problema é a não obrigatoriedade de artes, educação física, sociologia e filosofia, que na minha opinião são importantes, mas nada impede de serem trabalhadas como disciplinas interdisciplinar ou mesmo transdisciplinar. Cabe os estados e também a rede particular de ensino trabalharem estas disciplinas de maneira atrativa, porque filosofia e sociologia, base para questionamentos, reflexões e conhecimento primordial para quem ingressar na universidade ter a capacidade de entender a importância delas para a formação do indivíduo e também no lado profissional.
  6. Toda mudança é importante já que o ensino médio-tecnico é muito válido, para capacitar os jovens para o mercado de trabalho. Agora quanto aos profissionais que ministrarão as disciplinas terem notório saber precisa ser melhor esclarecido, porque dar margens a qualquer profissional sem formação de docente ministrarem tais disciplinas. Até que ponto aumentar a carga horário será benéfica e atingirá os objetivos que o MEC deseja com relação a esta reforma? Será que os pais conseguirão manter seus filhos nas escolas particulares, com o ensino integral, quanto ao custo desta reforma para as escolas e os pais?
  7. Fonte de pesquisa: http://g1.globo.com/educacao/noticia/entenda-a-reforma-do-ensino-medio.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário